Esparguete de curgete spirilizada com salmão


Esta foi a minha primeira experiência com o Spirilizador. E não é que fiquei fã? A curgete spirilizada pode ser prato principal ou acompanhamento. É à vontade do freguês. 😀 O meu spirilizador é manual, tenho mesmo que dar ao bracinho. Mas existem imensos modelos, até maiores e mais elaborados. Eu por aqui preferi um que ocupasse pouco espaço, ou quase nenhum, e não custa nada utilizar.

Ingredientes (2 pessoas)

  • 2 curgetes finas e maduras, biológicas (para caberem no spirilizador, no caso do meu esta característica é importante. Noutros modelos pode não interessar o tamanho das curgetes)
  • Spirilizador
  • Azeite qb
  • Alhos qb
  • Vinho branco qb
  • Sal grosso qb
  • 2 colheres de sopa de molho de soja
  • 2 lombos de salmão
  • Sumo de 1 limão
  • Tomilho e/ou Ervas de Provence

Numa travessa pequena ou pirex coloque os lombos de salmão regando com azeite, vinho branco e metade do sumo de limão. Acrescente sal a gosto e as ervas por cima. Ponha película aderente a fechar totalmente a travessa ou pirex e pique com uma faca de forma a fazer furinhos. Depois leve ao forno até que estejam cozinhados a vapor.

Enquanto espera pelo salmão, lave bem as curgetes e com o spirilizador corte cada uma delas às tiras, tamanho de esparguete (mantenha a casca). Reserve. Num tacho faça um refogado com bastante azeite e alguns dentes de alho picados. Acrescente a curgete spirilizada e envolva em lume brando. Adicione um pouco de vinho branco, a metade restante do sumo de limão e o molho de soja. Continue a envolver até sentir que a curgete já cozinhou um pouco.

Quando o salmão estiver cozinhado retire do forno, com um garfo corte em pequenos pedaços e misture tudo com a curgete spirilizada. Envolva bem e se necessário tempere de novo a gosto.

E está pronto a servir!

Dica: O esparguete spirilizado também pode servir apenas de acompanhamento, se preferir.

 

Anúncios

2 comments

  1. Sensacional! Se puder dar uma dica, para contrabalancear o molho de soja e realçar o sabor, experimente saltear os legumes junto com um pouco de óleo de gergelim torrado! Fica show!
    Grande abraço!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s