Panquecas de cacaú e mel (sem glúten, sem açúcar)

Esta receita serve todos os gostos. Os gulosos e os preocupados com a linha. Tenho andado a fazer algumas mudanças na minha alimentação, maioritariamente porque há alguns ingredientes que não me faziam sentir bem. Embora eu seja apologista da máxima “nem nunca, nem para sempre”, esforço-me por comer pouco açúcar (e quem me conhece bem sabe o quão gulosa eu sou!!), evitar alimentos com farinha de trigo (fico super super inchada na barriga) e conduzir as refeições ao que de melhor a natureza nos oferece, plantas e carne, vegetais e peixe. 😀 Por isso hoje trago-vos umas panquecas super saborosas e que podemos comer sem sentimento de culpa. Existem várias versões desta receita espalhadas pela internet, não a inventei na sua essência, mas ajustei-a ao meu gosto.

Ingredientes 

  • 2 ovos
  • 2 colheres de sopa de Polvilho Doce
  • 2 colheres de sopa de farinha de amendoa
  • 1 colher de sopa de cacau
  • 1 pouco de leite vegetal (ou 1 colher de sopa de iogurte grego ou queijo quark)
  • Óleo de côco (para untar a frigideira)

Junte todos os ingredientes numa taça, mexa bem. Leve ao lume uma frigideira com uma noz de óleo de côco e em seguida deite uma porção da massa. Tape com uma tampa e aguarde uns segundos. Quando vir que pode virar a panqueca, vire e deixe mais uns segundos. Repita as vezes necessárias enquanto tiver massa e vá juntando as panquecas num prato. Sempre que achar necessário ponha mais uma noz de óleo de côco na frigideira.

Esta quantidade dá para 2 panquecas grandes ou 4/5 se usar uma frigideira de ovos estrelados. Ainda assim as quantidades podem ir sendo geridas consoante goste das panquecas mais altas e fofas ou mais fininhas.

Depois das panquecas todas cozinhadas pode barrar com um fio de mel e acompanhar com frutos silvestres, que faz um contraste de sabor fabuloso.

(receita sem glúten, low carb e sem açúcar)

Deixe uma Resposta

